terça-feira, 11 de junho de 2013

O Torino da década de 40



     O Torino pode ser um time modesto hoje em dia. Mas muitos não conhecem que o futebol do time de Turim encantou o mundo na década de 40 com vários craques e um fim trágico. Conheça um pouco mais daquele grande time.

    No auge da 2ª Guerra Mundial, nenhum time encantava tanto quanto o Torino. Um time onde dava gosto de ver jogar, e conseguiu um feito de 5 títulos nacionais consecutivos, feito igualado apenas por Juventus e Internazionale. Após uma época onde a Juventus se consagrava, apareceu "Il Toro" com grandes craques, entre eles a dupla Mazzola e Gabetto, que fizeram história.

Il Toro com seu uniforme grená.
     O time que estava começando a conquistar a Itália, parou nas temporadas de 1943-1944 e 1944-1945 pelo estado crítico da guerra. Mas o tempo perdido não tirou o brilho daquele time, era apenas o começo de uma era. Nenhum outro time havia feito tantos gols em um campeonato. Outros fatos foram : maior pontuação numa temporada (65 pontos, onde naquela época a vitória valia 2 pontos), maior vitória em casa, contra o Alessandria por 10x0; maior goleada fora de casa, contra a Roma por 7x0 ; entre tantos outros.

     No campeonato de 1948-1949 o Torino começou como o grande favorito. O time iria viajar de avião para Lisboa para participar de um amistoso contra o Benfica. No dia 4 de maio de 1949, às 17:05, o avião Fiat G.212 que levava todo o time e a comissão técnica do Torino, chocou-se contra a basílica de Superga, perto de Turim. Ninguém sobreviveu. O mundo estava chocado com o acontecido.

Restos do avião que caiu em Superga.
     E assim fica na história, o grande time do Torino, base da Azzurra, mas que foi surpreendido por uma tragédia, abalando a Itália e o mundo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário