quinta-feira, 6 de junho de 2013

Lendas do Futebol I - Ronaldo


     Começaremos um novo quadro, o "Lendas do Futebol". E como esse se trata de um blog brasileiro, nada mais que começar por um ídolo brasileiro : Ronaldo Luís Nazário de Lima, sim ele mesmo, Ronaldo Fenômeno.

     Ronaldo quando criança costumava matar aula para jogar futebol e chegou até a treinar no Flamengo, mas não tinha dinheiro para as quatro conduções e acabou indo treinar no São Cristóvão. Quem o descobriu lá foi Jairzinho (aquele mesmo, famoso jogador brasileiro) e pagou 10 mil dólares pelo menino. E nesse comércio todo, acabou sendo revendido para o Cruzeiro... E assim começa o futebol profissional do Fenômeno.
Ronaldo impressionava por sua beleza nos campos.
     Começou sua carreira profissional com 16 anos no Cruzeiro e ao passar dos jogos, vinha conquistando o Brasil por seu enorme faro de gol sagrando-se artilheiro da Supercopa da Libertadores e sendo convocado para a seleção brasileira sub-17. Seu primeiro revés foi perder um pênalti contra o São Paulo na Recopa Sulamericana, garantindo apenas o vice. Na temporada seguinte (1994) foi vendido para o PSV Eindhoven por 6 milhões de dólares. E nos países baixos, continuou com sua fama de artilheiro, marcando 54 gols em 57 jogos. Muito hem ?


     Por uma bagatela de 20 milhões de dólares, foi vendido ao Barcelona. Incrivelmente continuou com sua excelente média de gols e conseguiu ser eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA. Suas atuações lhe valeram o apelido de El Fenómeno. Dali, a Internazionale pagou a multa recisória de 32 milhões de dólares e contratou a sensação do momento. Na Itália, Ronaldo foi novamente eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA, além de receber a bola de ouro da France Football e conquistar a Copa da UEFA com a Inter.

Terrível lesão na carreira de Ronaldo.
     O Fenômeno sofreu uma de suas piores lesões, após vários problemas no joelho, ele rompe os ligamentos e fica por bastante tempo parado. Mas o que parecia o fim, mesmo sobre desconfianças, Ronaldo foi para a Copa do Mundo de 2002 e queimou a língua de muitos,já que além de campeão (com dois gols na final) se tornou o maior artilheiro em copas, com 15 gols.

Galáctico
       Ronaldo saiu da Inter após várias lesões, e se ofereceu ao Barcelona (que sem grana, não tinha como repatriá-lo) e assim foi para o Real Madrid, para ficar conhecido na era dos Galácticos, junto com Luís Figo, Zidane, Raúl, Roberto Carlos e Beckham. Após anos de glória, foi ofuscado pela contratação de van Nistelrooy e às críticas sobre seu peso. Transferiu-se para o Milan que a não ser o cabelo que deixou crescer, não teve muito destaque. Voltou para o  Brasil para jogar no Corinthians e mesmo acima do peso, conquistou fãs e uma Copa do Brasil.

     Ronaldo se aposentou em 2011, dizendo que seu corpo não estava aguentando mais (devido lesões) e declarou que tinha hipotiroidismo, que foi desmentido pelo médico do Coritnhians. Hoje em dia trabalha no marketing esportivo, fundando a 9ine e patrocinando atletas.

     Ronaldo sem dúvidas é uma lenda viva do futebol e mereceu encabeçar este novo quadro. Obrigado e até a próxima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário