quinta-feira, 20 de junho de 2013

Lendas do Futebol II - Zidane

     

     Vooooltamos com mais um Lendas do Futebol, e hoje com essa lenda francesa do futebol. Para muitos, considerado o melhor jogador do mundo, não por seus gols (até porque não era um dos seus pontos mais fortes) mas por seus lançamentos e dribles nas horas necessárias.

     Zinedine Zidane, neto de argelinos, nasceu em Marselha em 1972. Desde novo jogavam em clubes, nem tão conhecidos assim, mas estava despertando interesse em clubes maiores. E foi no Cannes que ele estreou como profissional, com seus 17 anos ele acabou sendo rebaixado e acabou vendido para o Bordeaux por 7mi de euros.
Época que Zidane ainda tinha cabelo.

     Ganhou a extinta Copa Intertoto da UEFA e chegou à final da Copa da UEFA, porém derrotados pelo Bayern de Munique. Virando um destaque, acabou chamando a atenção da Juventus de Turim. Lá teve um caso especial : além de chegar ganhando vários títulos como Supercopa Europeia (contra aquele Bayern que o derrotou) e a Copa Intercontinental, essa com um sabor especial. O jogo foi contra o River Plate, onde jogava Enzo Fransescoli, que virou ídolo quando jogava no clube de coração de Zinedine, o Marselha. Ele era tão fã desse cara que batizou seu filho de Enzo.

Zidane conquista a Europa na Juventus
     Após conquistar vários títulos com a Juventus, retirando o time de uma seca, ganhar o prêmio de melhor jogador do mundo pela FIFA em 1998 e 2000, o Real Madrid comprou o jogador por uma bagatela de 77mi de euros, a segunda maior contratação da história. Zidane parecia repetir suas conquistas na Itália, só que agora com os merengues. Fez parte dos Galacticos e foi eleito novamente melhor jogador do mundo pela FIFA (2003).

     Encerrou sua carreira em 2006, no próprio Real Madrid. E claro que ele fez parte da seleção francesa, conquistando a Copa do Mundo de 1998 e a Eurocopa de 2000. E foi na copa de 2006 que houve um grande alarde. Na final contra a Itália (jogo onde a França seria vice nos pênaltis), Materazzi pronunciou sobre a irmã do jogador, e claro que Zizou não deixou barato, dando uma cabeçada.

Nada de chute ou soco : cabeçada.
     Zidane passou a trabalhar com meios ligado ao futebol, e hoje em dia é adjunto do Real Madrid. Florentino Pérez, presidente do clube disse que ele será auxiliar técnico e está muito feliz com isso. É isso aí galera, esse foi mais um Lendas do Futebol. Semana que vem tem mais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário