Hoje a lenda vem de Portugal, a lenda de hoje é nada mais do que Luís Felipe Madeira Toledo, o mito Luís Figo. Figo nasceu em 1972 na capital Lisboa e começou dando seus primeiros toques na bola em um time de bairro da região, o União Futebol Clube, logo depois foi transferido para o Sporting, sendo seu primeiro clube como profissional, no qual foi campeão em 1995.
No mesmo ano se transferiu para o Barcelona, time em que a lenda mais jogou. No time catalão, Figo ganhou a Supercopa de 1996 e foi Bi-Campeão Espanhol 1997-98 e 1998-99. O seu bom futebol despertou interesse de outro gigante do futebol, e de uma forma conturbada se transferiu para o maior rival do clube catalão, o Real Madrid, fazendo parte dos Galáticos juntamente com Ronaldo, Zidane, Beckham, Roberto Carlos e cia.
Muitos torcedores do Barcelona se sentiram traídos com a transferência do português, os 60 milhões de Euros pagos pelo Real Madrid foi um valor recordista e hoje é a quinta transferência mais cara do futebol. Figo veio a se tornar ídolo dos merengues e em uma partida contra o Barcelona foi recebido de uma forma bastante desagradável, com os torcedores catalães arremessando objetos no gramado e até uma cabeça de porco o que mais tarde resultou uma multa para o Barcelona.
No Real Madrid foi que Figo ganhou os títulos mais importantes com o clube e também individualmente, nos anos de jogador merengue Figo foi campeão da Supercopa da Espanha (2001 e 2003), Supertaça Europeia (2002), Campeonato Espanhol (2000-01 e 2002-03) e o mais importante deles, a Liga dos Campeões (2001-02). Apresentando um bom futebol, Figo ganhou a Ballon d'Or em 2000 e foi o Melhor Jogador do Mundo pela FIFA em 2001.
Em 2005 Figo deixou os Merengues e se transferiu para a Inter de Milão onde também virou ídolo, ganhou títulos e encerrou sua carreira. O término de sua carreira na Nerazzurri foi devido, em 2008, a chegada, do também português, José Mourinho para ser treinador da equipe pesando na decisão de Figo.
Luís Figo anunciou o fim de sua carreira em 2009 no dia 16 de Maio, no mesmo dia em que a Inter de Milão conquistaria o quarto título seguido do Campeonato Italiano. O seu último jogo foi no dia 31 de Maio contra o Atlanta no Estádio San Siro, na ocasião o capitão Zanetti entregou a faixa de capitão para Figo.
Figo é o jogador com mais atuações na Seleção de Portugal e apesar de ser uma lenda do futebol, não conseguiu muita coisa vestindo a camisa vermelha, conquistando apenas o 3º e 2º lugar respectivamente nas Eurocopas de 2000 e 2004 e um 4º lugar no Mundial de 2006.
Além dos títulos individuais de 2000 e 2001, Luís Figo faz parte do FIFA 100 e foi o melhor jogador português durante 6 anos consecutivos, de 1995 até 2000.
Figo realmente é uma Lenda viva do Futebol, tem uma carreira vitoriosa, é ídolo por onde passou e faz parte de um seleto grupo que jogou por Real Madrid e Barcelona e foi ídolo nos dois clubes.