quinta-feira, 23 de maio de 2013

Curiosidades do Brasileirão


     Fala pessoal, esta semana irá começar o campeonato mais importante do Brasil, o Brasileirão. Para já ir aquecendo reunimos aqui curiosidades para você aumentar seu conhecimento futebolístico. Vamos lá
     

  • PRIMEIRO CAMPEÃO

     O primeiro campeão foi o Atlético-MG, certo?  Bom até 2010 sim, pois neste ano a CBF reconheceu os campeonatos disputados antes de 1971, com isso o primeiro campeão virou o Bahia que conquistou a Taça Brasil encima do Santos no ano de 1959.


  • LEVANTA O CANECO
     Falando em campeão, você sabe quem mais levou o campeonato? O Santos divide a liderança com o Palmeiras, cada equipe possui oito títulos, seguido do São Paulo com seis. Vale lembrar que a CBF não reconhece o título do Flamengo de 1987, com isso a equipe é Penta igual o Corinthians.

  • VEM SEMPRE AQUI?
     De 1959 até 2013, as equipes que mais participaram do campeonato foram o Grêmio com 54 participações, seguido do Cruzeiro e Santos ambos com 53. Atlético-MG, Botafogo e Palmeiras disputaram a série A em 50 oportunidades.

  •    GOOOL!
    O maior artilheiro do Campeonato é Roberto Dinamite. O ídolo vascaíno marcou nada menos que 190 gols de 1971 a 1988.


  • NUNCA CAI
     No Brasil apenas 5 clubes nunca caíram. O quinteto formado por Cruzeiro, Flamengo, Internacional, Santos e São Paulo não sabe o que e Série B.



  • MAIOR GOLEADA
     A partida que teve mais gols no campeonato ocorreu em 9 de  fevereiro de 1983. O Corinthians esquartejou o Tiradentes do Piauí por 10x1 no Canindé. Destaque para Sócrates que marcou quatro gols.


  • LIGEIRINHO
     O Gol mais rápido do campeonato foi marcado pelo Náutico na vitória sobre o Atlético MG por 3x2 em partida válida pelo Brasileirão de 1989. Nivaldo precisou de oito segundos para deixar o Timbu a frente.



  • VERMELHÃO
     O jogo com o maior número de expulsões da história do campeonato teve o Goiás como protagonista. A partida, contra o Cruzeiro, foi válida pelo Brasileirão de 1979. Foram 14 expulsões, o Goiás vencia por 3 a 1 quando o árbitro Aluísio Felisberto da Silva encerrou o jogo, por falta de jogadores. Haja cartão.

  • INVICTUS
     O Internacional em 1979 foi o último time a conquistar o campeonato de forma invicta. Antes dele Palmeiras (1960), Santos (1963-64-65) e Cruzeiro (1966) já haviam conseguido o feito.





  • MAIOR E MENOR PÚBLICO
O menor público em um jogo do Brasileirão foi entre Juventude e Portuguesa em 1977 no Rio Grande do Sul, foram nada mais e nada menos do que 55 testemunhas assistir ao jogo no Estádio Olímpico, enquanto na final do Brasileirão de 1983, 155.523 Flamenguistas e Santitas estiveram presentes para assistir a decisão que foi vencida pelo Flamengo por 4 x 2 na soma dos dois jogos (ida e volta).


Futebol é cultura. Até a próxima.



Nenhum comentário:

Postar um comentário