sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Evolução da bola pelas Copas do Mundo

Para ver detalhadamente, só clicar no link ali embaixo \/

     Caro Pequeno Pirilampo, você se lembra da bola da Copa de 1950 ? E a de 1998 ? Como não ? Não se preocupe que eu trouxe uma pequena curiosidade: A evolução da bola pelas Copas do Mundo.

     Essa é uma página na web do jornal The New York Times, que circula a bastante tempo na internet e assim eu trouxe para vocês. As bolas apresentadas vão da Copa de 1930 atéééé 2010. Para ver todas elas, de forma detalhada, basta >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> clicar aqui <<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<.

     *Algumas informações:

  • Na Copa do Mundo de 1930, houve uma grande confusão em qual bola usar na final entre Uruguai e Argentina. Após muita conversa, entraram em um acordo, onde no 1º tempo jogariam com a bola argentina e no 2º tempo com a uruguaia. O resultado foi de Uruguai 4 x 2 Argentina.

  • A bola de 1950 usada na Copa aqui no Brasil, teve como uma lendária partida entre EUA x Inglaterra. Na América, o "soccer" era um esporte da minoria, e quando os "insignificantes" americanos venceram os poderosos ingleses, o mundo ficou pasmo. A bola do jogo foi guardada como um souvenir e está no Hall da FAma do Futebol, em Nova York.

  • Em 1970 houve a grande inovação da bola, que agora era patrocinada pela Adidas, em parceria com a FIFA. A famosa bola "preta e branca" com gomos pentagonais era desse jeito justamente para ajudar na imagem das televisões, que ainda não possuíam cores.

  • Na Copa de 1998, o material já era diferente, moldada com um material sintético para dar melhor compressão e mais repiques. A espuma era feita de microcélulas cheias de gás, que distribuem igualmente a energia quando a bola é chutada. A bola era a primeira com cores.

  • Em 2010, a famosa Jabulani foi bastante criticada pelos jogadores por serem... Redonda ! Exatamente, as bolas antigamente, tanto feitas com gomos, ou microfibras haviam deformidades, diferente da Jabulani, onde não perdia muita velocidade com o atrito do vento.

  • A nova bola é a Cafusa, que será usada na Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Muitos dos jogadores que já testaram, acharam mais pesada que as outras. Vamos aguardar e ver como será no Mundial.


     É isso aí galera, espero que tenham gostado e até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário